Sendo uma das grandes redes sociais com mais força entre os usuários, com 800 milhões de usuários ativos por mês e 500 milhões por dia, o Instagram ganha cada vez mais notoriedade. Por isso elaboramos este post pensando em ajudar você a utilizar bem esta ferramenta. De acordo com o site da Marketing de Conteúdo, um relatório feito pela empresa Fast Company mostrou que o engajamento das pessoas no Instagram é 15 vezes maior do que no Facebook, confirmando que o investimento nesta rede social pode ser muito eficaz no objetivo de criar uma comunidade em torno de sua marca.

PRIMEIROS PASSOS

Se você ainda não tem crie uma conta no Instagram a partir de uma conta de e-mail ou da sua conta (da empresa) do Facebook. É importante ter atenção ao seu nome de usuário, cria-lo com o nome da sua empresa ou o nome da mascote se sua loja tiver um e for tiver bastante representatividade para a sua marca.

 

PERFIL COMERCIAL

Transforme a sua conta em um perfil comercial, basta ir até as configurações, clicar em “alterar para perfil comercial” e selecionar a Página do Facebook que deseja associar ao Perfil comercial no Instagram. O seu perfil deve ser público, contas privadas não podem ser alteradas para contas comerciais.

 

LEGENDAS DAS FOTOS

O Instagram é conhecido pelas fotos, então textos grandes não são bem aceitos. Na legenda use textos curtos, falando sobre o momento da foto e deixando o produto em segundo plano ou se preferir focar no produto, escreva o modelo, valor e a tendência. Sobre as hashtags (#): funcionam como hiperlinks, ao serem clicadas, você é direcionado para o tema relacionado a hashtag clicada, por isso considere as suas personas ao definir as suas #. Os links não funcionam no texto do post, então se estiver fazendo alguma promoção escreva na legenda que o link está na BIO (perfil).

 

IMAGENS

Essa é a parte principal do seu perfil, afinal o Instagram é conhecido por belas imagens. Então, sempre utilize criatividade e harmonia nas suas fotos, bons enquadramentos e cuidado com a iluminação. E por exemplo, se você tem a loja especializada em decoração, use o produto ambientado. Uma dica é utilizar as fotos dos clientes (sempre pedindo autorização) na sua timeline, criando credibilidade com o seu público. Evite imagem com texto sobre a foto, pois isso conta para o alcance orgânico da ferramenta.

 

 VÍDEOS

O Instagram permite a postagem de vídeos de até 60 segundos, aqui também vale a dica das fotos, use vídeos com apelo visual e que tenham legendas curtas e criativas.

 

INSTAGRAM STORIES

Use essa ferramenta para humanizar a marca e mostrar os “bastidores” da loja, os clientes gostam de saber quem está por trás da marca. Utilize também para mostrar um produto novo, fazer enquetes ou divulgar uma promoção.

 

ANÚNCIO PATROCINADO

Para otimizar os seus resultados você pode criar um post patrocinado (a criação é feita no gerenciador de anúncios no Facebook). Porém, para ter um bom retorno sobre o valor investido, esse post deve ser baseado em um estudo sobre o seu público-alvo, para criar uma mensagem mais assertiva.