Afinal, a primeira impressão é a que fica?! Talvez não para livros, que nem sempre podemos julgar pela capa, porém na fachada de uma loja, é importante sim deixar uma boa primeira impressão!
Por isso, separamos algumas dicas para você projetar uma fachada que seja incrível.

1 - Consulte a legislação da sua cidade


Procure saber o que é permitido e o que não é em termos de regras de paisagem urbana na sua cidade. Muitas cidades brasileiras estão normatizando a inserção de placas e letreiros luminosos para evitar poluição visual ou, em cidades mais antigas, preservação do patrimônio histórico. Pois, você corre o risco de investir dinheiro e tempo na construção de uma fachada e depois ainda ter que alterar ou pagar multas.

2 – Aproveite as características da fachada atual


Você não precisa necessariamente fazer uma super reforma na fachada. Se a construção não for nova, você pode utilizar a arquitetura do próprio prédio e fazer uma mistura equilibrada entre o antigo e o moderno, inserindo alguns elementos que tornem a fachada harmônica e ainda conserve a história do prédio.

3 – Menos é mais


Utilizar a criatividade, não significa encher a fachada com diversos elementos e cores gritantes. Isso pode ocasionar numa fachada poluída e pouco convidativa para os seus clientes.

4 – Entenda o perfil do seu cliente


Procure reconhecer a persona dos compradores, antes de sair alterando a fachada é imprescindível que você faça uma análise no perfil do seu cliente. Busque referências na concorrência e no entorno da loja. Você pode observar a movimentação do bairro ou shopping onde sua loja está localizada ou será montada. Converse com clientes seja numa conversa informal ou através de pesquisas simples e pense também como a sua loja pode se destacar em meio a outras lojas. Assim, você terá um entendimento mais assertivo de quem você deseja atingir com a disposição, as cores e o design da fachada de sua loja.

5 – Contrate um profissional especializado


Se sua loja é nova ou se você irá fazer uma reforma da loja e repensar a marca, solicite ajuda de um bom designer especializado em layout de lojas. Estes profissionais irão estudar vários elementos e, de acordo com seus conhecimentos em identidade visual, ajudar a compor uma fachada incrível para o seu estabelecimento.