No post da semana passada escrevemos no blog algumas dicas para uma fachada de loja fantástica. Hoje vamos mais além e falar um pouquinho sobre vitrine, seu cartão de visitas! Pegamos uma ajudinha no site do SEBRAE para montar esse texto! Um dos principais meios de comunicação de uma loja com certeza é a vitrine, com ela bem pensada e planejada, você amplia a atração de clientes e consequentemente aumenta as vendas!

 

1 - Coloque produtos com estoque

Escolha sempre produtos que você tenha estoque na loja, caso contrário pode deixar o cliente aborrecido. Ou se quiser liquidar esse último produto coloque uma plaquinha com frases como "preço especial - última unidade".

 

2 - Utilize o espaço sabiamente

Um erro comum é colocar muitos produtos para expor o "máximo possível de artigos", porém esta prática pode deixa a vitrine com aspecto de bagunça. Organize os produtos em grupos quando forem pequenos. Uma dica é deixar os produtos expostos por cores, assim, a visualização fica harmônica.

 

3 - Evite promoções permanentes

Ao fazer promoções e anunciar na vitrine, estipule uma data para início e término da campanha. Caso contrário, você perde credibilidade junto ao cliente que passa seguidamente em frente a sua loja.

 

4 - Construa um tema

Além de datas comemorativas, outros temas como estações também são boas aliadas para montar a temática da vitrine. Se for uma época sem datas importantes do comércio, invente a sua própria temática. Por exemplo, se trabalhar com a linha bar, exponha seus copos, abridores de garrafa e dispensers para bebida, criando a temática Happy Hour.

Assim, fica mais fácil de você escolher produtos e itens para decoração da vitrine.

 

5 - Iluminação

Adicione luz para tornar mais evidente os cantos esquecidos e escuros. Utilize lâmpadas de LED, que causam um melhor efeito e ainda são mais econômicas. Coloque iluminação focada nos produtos especiais.

 

6 - Dê vida para a sua vitrine

Coloque os produtos em movimento, se você trabalha com luminárias ou relógios, deixe eles ligadas na vitrine para que chamem a atenção e para criar vida na sua vitrine. Produtos com alturas diferenciadas também dão a sensação de movimento.

 

7 - Todos os dias mude alguma coisa

Muitas pessoas passam todos os dias na sua loja, seja a caminho do trabalho, faculdade, escola, academia, etc. Então, procure mudar alguma coisinha todos os dias para dar impressão de renovação.

 

8- Renove

O ideal é montar uma nova vitrine a cada 15 dias, porém se não tiver tempo, mude pelo menos uma vez por mês.

 

9 - Preços

Você deve sempre colocar os preços na vitrine, com a economia ainda na retaguarda, os clientes estão buscando ainda por preço baixo, coloque estes na sua vitrine. om foco em seu público alvo, tente fazer uma composição de itens; oferecer, por exemplo, sempre um produto com preço mais acessível ao lado dos tradicionais da loja, mas sem perda do prestígio do produto ou da marca.

Sempre coloque os preços no mesmo lado de cada produto para manter uma harmonia na vitrine e para que eles não briguem com o produto.

 

10 - Planeje

O seu orçamento deve ser potencializado para as datas mais importantes do comércio, como natal e dia das mães, por isso se a sua verba for mais limitada já deixe o orçamento planejado para cada data e potencializar as vendas neste período.

 

Dica extra: Lembre-se que uma vitrine com placas com a inscrição “Promoção” chama atenção se bem trabalhadas. Porém se não tiver um bom aspecto pode afastar clientes e afetar a credibilidade da sua loja e marca.