O som ambiente é um fator importante a considerar na sua loja.

Talvez você já tenha ouvido falar que as cores das paredes do estabelecimento influenciam no tempo de permanecia dos clientes dentro da loja. Mas e quanto ao som ambiente? Ele também é fator importante e afeta a maneira como o seu cliente irá se sentir, o que acaba levando ele a consumir mais ou menos.

Hoje já existem terapias com música, o que nos leva a constatar que os sons influenciam no estado emocional das pessoas. Algumas marcas já trabalham com músicas em suas lojas como estratégia de vendas, exemplo disso são as marcas Hering, Brooksfield, Hope, Viena, entre outras.

Conhecido como sound branding é uma estratégia para reforçar sua marca e fidelizar os clientes por meio dos sons – desde avisos sonoros até músicas de ambiente. E qualquer empreendimento pode fazer uso da tática.

O estudo realizado pela HeartBeats Internacional, diz que 31% das pessoas voltam a visitar uma loja se gostarem da música que estava tocando e 21% recomendam aos amigos, ou seja, uma chance dupla de aumentar as visitas da loja.

Fatores como o horário e o tipo de música são bem significativos. Por exemplo, no fim do dia, quando geralmente as pessoas saíram do trabalho, elas tendem a estar mais estressadas e com pressa, uma música mais calma fará com que elas permaneçam mais tempo comprando.

Mas cuidado, essa escolha deve ser criteriosa e estar alinhada com a identidade da sua loja, e também com o perfil dos seus clientes. Pois a música será mais um elemento de comunicação do seu negócio.