Mas afinal, qual a origem da Black Friday?


Segundo o site da Black Friday, a origem exata ninguém sabe dizer ao certo, há quem diga que a expressão “Sexta-feira Negra” (Black Friday) nasceu no final do século XIX após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro. Coincidentemente, em uma sexta-feira.

Outra teoria conhecida é que o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornava um caos. Graças a isso, surgiu então uma grande oportunidade de venda para os lojistas que se aproveitavam disso e faziam diversas promoções para atrair quem passasse por lá.

Essa referência ao trânsito logo se expandiu e se tornou uma expressão local às ofertas, se transformando em uma grande tradição de compras e ofertas.

No Brasil, a Black Friday chegou em 2011 com o portal Busca Descontos, e desde então cresce exponencialmente, batendo recorde de vendas ano a ano!

Diferentemente dos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil começou como um evento exclusivamente online que passou para o varejo físico e atualmente atinge desde o pequeno até o grande varejista.

BLACK FRIDAY 2017

Este ano a Black Friday acontece dia 24 de novembro. Além de aproveitar as promoções para comprar produtos para si, muitos clientes já fazem as compras de Natal, o que deixa essa data ainda mais atrativa. Por isso, já está mais do que na hora de você preparar a sua loja para esta data tão importante para o comércio, separamos algumas dicas, que pegamos lá na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, para você ter muito sucesso e vender muito nesta data. Confere as dicas abaixo:

1. Planeje sua campanha
Antecedência é fundamental. Todos os departamentos da empresa (marketing, logística, comercial, estoque e tecnologia) devem trabalhar juntos. A Black Friday pode ser seu primeiro contato com muitos clientes e eles só voltarão à loja se ficarem satisfeitos com o que viram.

2. Prepare uma base de clientes
O e-mail marketing é um dos canais com maior resultado de vendas na Black Friday. No entanto, é importante não enviar promoções para pessoas que não estão interessadas em seus produtos.

Há empresas com bases de clientes segmentadas em vários critérios. Caso haja verba para contratá-las, pense nisso. Ou faça isso você mesmo, pensando em alguma ação, presencial ou online, que tenha o objetivo de conseguir bons contatos.

3. Ofereça descontos reais
O consumidor moderno preza a transparência com as empresas com as quais se relaciona. Fique atento e pratique sempre descontos reais e com o máximo possível de informações para satisfazer os consumidores e evitar reclamações.

4. Faça promoções com produtos desejados
Não adianta oferecer produtos que ninguém quer comprar. Ofereça um bom desconto em alguns deles, esse desconto não precisa ser tão grande caso seja algum produto lançamento ou que vende muito da sua loja, mas é importante que alguns itens mais desejados entrem.

5. Trace estratégias de logística
Caso tenha um e-commerce, a venda não acaba assim que a compra for aprovada. Se a entrega atrasar, o cliente ficará insatisfeito. O mesmo vale para o frete: se o preço for muito alto, o preço do produto aumenta e o consumidor pode desistir da compra.

Para não perder essas vendas, estabeleça prazos de entrega que condigam com a capacidade do seu parceiro de logística. Além disso, reúna-se previamente com eles e tente negociar custos menores.

6. Prepare-se para a capacidade de acessos
Dica também para e-commerce é engajar sua equipe de tecnologia e seus fornecedores para que seu site tenha estabilidade e desempenho.

7. Atendimento e suporte ao cliente
É importante oferecer suporte aos clientes que tenham dificuldades em fazer suas compras. Tenha uma equipe treinada para oferecer atendimento ágil e eficiente aos clientes.

8. Amplie as formas de pagamento
Ter uma ampla variedade de meios de pagamento e condições de parcelamento diferenciadas é uma excelente estratégia.

9. Ofereça descontos especiais para os clientes antigos
Por mais que um objetivo da Black Friday seja a atração de clientes, é recomendável dar uma condição exclusiva, no dia da Black Friday, aos clientes que já efetuaram compras no seu site. Esta é uma boa estratégia de fidelização de quem conhece sua empresa há mais tempo.

10. Divulgue muito!
E por último, mas não menos importante, divulgue em todos os seus canais de comunicação com o cliente, use e abuse das redes sociais, utilize e-mail marketing. Se tiver uma verba maior para investir, analise o investimento em mídia paga.