O final do ano chegou e você já pensou como será 2018? Listamos algumas dicas que vão ajudar você a organizar as suas ideias para começar o ano com o calendário estabelecido.

 

1 – Olhe para trás

Analise o ano de 2017 e verifique quais as datas comemorativas em que sua loja mais faturou e também aquelas que foram fracas. Assim, você pode estabelecer onde investir mais os esforços, em termos de tempo e dinheiro, para ações que tragam mais retorno e repensar o que pode ser feito para melhorar as datas em que as vendas não foram conforme o esperado. De repente repensar os produtos, a vitrine, as ações de comunicação, quais os canais para anunciar, etc. Faça uma análise do faturamento, comparativos entre anos, como 2016 x 2017, analisando investimentos e retornos. Com esses dados em mãos, fica mais fácil entender o que deu certo e errado no ano.

 

2 – Dê foco nas datas comemorativas mais importantes

Como comentado no item anterior, as datas que tiveram mais retorno devem ganhar um foco maior, as principais datas do comércio são: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Falta muito para o próximo Natal, por exemplo, porém você já deve pensar que pelo menos um mês antes já deve estar com tudo pensado para executar logo após a Black Friday. Programação de estoque de produtos, anúncios (tanto virtuais quanto físicos, como panfletos, jornal, etc). Defina a verba de investimento para publicidade e foque nessas datas.

 

3 – Que tal criar a sua própria data comemorativa?

O Dia dos Namorados foi criado para aumentar no Brasil o faturamento do comércio, num período, que na época era de baixas vendas. Somente aqui no país, a data é comemorada em 12 de junho, outros países comemoram o dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentin.

Você pode achar alguma data especifica que combine com a sua loja ou com alguma promoção especifica, ou ainda alguma data que seja comemorada apenas na sua cidade.

 

4 – Defina metas

Estabeleça objetivos e metas para a sua loja e para os seus colaboradores. Por exemplo, o objetivo é aumentar o faturamento da loja em X%, para que isso ocorra cada um deve fazer determinada tarefa para que o objetivo seja atingido. Você pode criar incentivos para quem conseguir atingir as metas, assim a sua loja cresce e todos trabalham motivados para um objetivo comum.

 

 5 – Pesquise tendências

Sempre busque novas informações para estar atualizado no seu mercado e, busque também, referências em outros mercados. Uma das grandes tendências, que vem há algum tempo e se mantem é fazer com que o seu cliente se sinta único, estabelecer um relacionamento com ele. Você pode verificar quem foram os seus clientes mais fiéis no ano que passou e dar um mimo para ele, assim ele sempre terá uma boa lembrança da sua marca e fará o famoso marketing boca a boca.

 

Essas são pequenas dicas para já ir pensando de forma geral nas suas ações para o próximo ano. Nos próximos posts vamos trazendo mais referências para tentar ajudar você a ter um ano 2018 incrível!